Sinteam convocará assembleia para analisar nova contraproposta da Semed de 4,50%

01/06/2023

Na manhã desta quinta-feira (1), o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Cleber Ferreira, e o Secretário dos Funcionários da Educação do Sinteam, Igor Azrak, reuniram-se com os membros da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Fazenda e vereadores da Câmara Municipal de Manaus para ouvir a nova contraproposta da data-base, após a rejeição da categoria ao percentual de 3,83% no dia 24 de maio.

A secretaria apresentou uma nova proposta de percentual de 4,50% e 9% de reajuste no vale-alimentação.

Segundo os representantes, a prefeitura teve um decréscimo de arrecadação que impacta no Fundeb e cerca de 98% da folha de pagamento dos servidores da pasta provem desse recurso.

Com base nas reivindicações apresentadas nas mesas de negociações, no início das negociações, foi criada uma comissão para avaliar o plano de cargos e carreiras - já publicada no Diário Oficial do Município -, o enquadramento e o auxílio-localidade para servidores administrativos.

Ficou acertado, também, junto aos vereadores membros da Comissão de Educação da CMM, uma alternativa para que trabalhadores com mais de 60 anos que estão na ativa recebam vale-transporte.

A presidente do Sindicato, Ana Cristina Rodrigues, afirma que será convocada uma nova assembleia dos trabalhadores da Semed para avaliação da nova contraproposta.

“Todas as decisões são tomadas em assembleia e logo a categoria se reunirá para analisar o que nos foi colocado. Temos a perspectiva de encontrar um acordo ideal para os trabalhadores”, disse.