Secretário da SEDUC anuncia reajuste salarial para os trabalhadores em educação
Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), na tarde de hoje (9/2), o Secretário da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Lourenço Braga, garantiu que os trabalhadores terão reajuste salarial em 2018.
"Vamos cumprir a data-base da educação. O percentual está sendo discutido com a SEFAZ", disse.
Segundo ele, a intenção do governo é chegar ao limite possível, levando em conta as outras categorias e os limites prudenciais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os trabalhadores da rede estadual de ensino estão há quase quatro anos sem reajuste salarial e acumulam perdas da ordem de 30%.
O presidente do Sinteam, Marcus Libório, lembrou que a data-base da categoria é no dia 1° de março e disse que o sindicato quer fazer parte da discussão dos percentuais. Lourenço prometeu levar à SEFAZ a proposta de discussão em conjunto.
Lourenço enfatizou que haverá reajuste salarial e ainda desafiou quem estava na reunião de hoje à tarde. "Entendo a angústia de vocês. Se eu não cumprir, podem ir pro jornal pedir minha demissão", afirmou o secretário.
Mais uma vez, o presidente do Sinteam, Marcus Libório, apresentou a pauta de reivindicação da categoria para a SEDUC. Além da data-base dos anos de 2015, 2016 e 2017 e 2018, foram discutidos o enquadramento por titularidade, as promoções por tempo de serviço, o reajuste no valor do vale alimentação e a retomada do benefício para os servidores que tiveram o Sodexo suspenso ainda na gestão do governador José Melo, a retirada no desconto de 6% do vale transporte no contracheque e o cumprimento da gratificação de localidade.
A diretoria também incluiu na pauta a retomada da Comissão Paritária para discutir a reformulação do PCCR.