Pedindo diálogo, trabalhadores da educação são recebidos por forte esquema de segurança na frente da sede do Governo

30/04/2024

Oito viaturas e 30 policiais foram colocados na frente da sede do Governo para tentar impedir que os trabalhadores da educação se manifestassem. O ato público foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e aconteceu hoje pela manhã.

Em alguns momentos, os manifestantes fecharam a rua e pararam o trânsito. Numa dessas vezes, a polícia partiu para cima dos trabalhadores para impedir a paralisação e ameaçou algemar um professor. A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, se meteu e foi empurrada por um policial. “Nossa arma é a caneta. O Amazonas lidera o número de homicídios e, ao invés de proteger a população, o governador coloca um grande efetivo de policiais para combater trabalhador”, disse.

Nas falas no carro-som, professores denunciaram a situação precária das escolas. “O ar condicionado não funciona, as escolas estão sujas porque o governo não paga os auxiliares de serviço geral, os estudantes não têm livro, a gente precisa comprar o próprio pincel para escrever no quadro e os alunos só tem comida de terça a quinta. Segunda e sexta é suco com bolacha”, disse o professor de geografia Ian Lemos.

A categoria reivindica, entre outras pautas, reajuste salarial de 20%. A data-base dos servidores da Seduc é no dia 1º de março de cada ano e é garantida por lei.

Os trabalhadores também querem o cumprimento das progressões por titularidade e tempo de serviço, reajuste no vale-alimentação e no auxílio-localidade, melhores condições na estrutura das escolas, cumprimento da lei que limita a quantidade de alunos por sala de aula, etc.