CARTA DO FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CARTA DO FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Aos Delegados e às Delegadas da Conae 2024

Prezados e Prezadas,

Uma longa jornada se faz em etapas! E a nossa até aqui foi feita com muita dedicação, disciplina, resiliência e espírito público.

Para a realização da Conferência Nacional de Educação - Conae 2024 foram poucos meses, porém muita determinação. Na Etapa preparatória, realizamos Conferências Municipais e Intermunicipais, seguidas das Conferências Estaduais e Distrital. A Etapa Nacional, em Brasília, reuniu mais de 2.500 pessoas, entre Delegados e Delegadas, Observadores e Palestrantes. Um dos resultados deste trabalho é o nosso Documento Final, arduamente elaborado a milhares de mãos dos que acreditam, como nós, na força do coletivo e da participação democrática na construção do futuro de uma nação soberana e justa socialmente.

O Fórum Nacional de Educação quer comemorar com você esta vitória, que é de todos nós. Seu envolvimento foi parte do processo e suas contribuições estão aqui. Este documento é seu!

O Documento Final da Conae 2024 é o farol que vai nos guiar na defesa do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação - PNE 2024-2034, a ser enviado pela União ao Congresso Nacional. Nesta etapa enfrentaremos um desafio ainda mais árduo, para aprovar o Plano que irá pautar a política de Estado e os rumos da Educação do País no próximo decênio.

Sua participação, junto aos deputados e às deputadas, na defesa do que postulamos, é fundamental. E contamos com ela!

Vamos em frente! Sempre acreditando que a Educação é o pilar das mudanças que almejamos para uma sociedade justa, inclusiva e responsável. Ouvindo o Mestre Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Segue o link de acesso ao Documento Final da Conae 2024: https://drive.google.com/file/d/13vmP2rdmtZje0GtiC...

Brasília, 08 de março de 2024.

Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho
Coordenador do Fórum Nacional de Educação