Assembleia do SINTEAM terá como pauta indicativo de greve

03/04/2019
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) realiza assembleia geral na próxima terça-feira, dia 9 de abril, às 16h, na quadra do Rio Negro Clube. A pauta é indicativo de greve.

A presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues, orientou que as delegacias sindicais no interior também consultem a categoria sobre a possível paralisação.

Desde fevereiro, o SINTEAM negocia com o governo do Estado o reajuste salarial dos trabalhadores da educação. Houve avanço nas pautas secundárias, mas no percentual de aumento, há um impasse. O sindicato pede 15% e o governo acena com 3,93%. Ontem, em mais uma rodada de negociação, depois de um dia de paralisação, o sindicato pressionou o governo para marcar uma audiência com o governador Wilson Lima, o que foi negado pelo subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Cavalcante, e pelo chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó.

“Entendemos que a mesa de negociação está se fechando e que somente o governador Wilson Lima pode tentar reverter. Não queremos mais conversar com intermediários”, afirmou Ana Cristina.

Como funciona?
Caso a assembleia aprove o indicativo de greve, é aprovada uma data para o início da paralisação. Também é necessário que o sindicato avise o empregador, no caso o Governo do Estado, e a sociedade sobre a greve com 72h de antecedência antes de os trabalhadores cruzarem os braços.