SINTEAM volta a discutir campanha salarial da SEMED, dessa vez com Artur

22/05/2018

A diretoria do SINTEAM foi recebida na tarde de hoje pelo prefeito de Manaus, Artur Neto, e pelos seus secretários Katia Schweikardt (educação) e Lourival Praia (finanças) para continuar a campanha salarial da SEMED.

Essa foi a segunda rodada de negociação com a prefeitura. A diretoria do sindicato apresentou a pauta de reivindicações da categoria aprovada na assembleia geral do dia 9 de maio, em que pede 15% de reajuste salarial, revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), HTP para profissionais do 1º ao 5º ano, melhorias na ManausMed e na segurança das escolas, entre outras coisas.

O prefeito disse que vem cumprindo a data-base ao longo dos anos e, inclusive, pagou além da inflação o ano de 2018. No final de maio, a prefeitura vai pagar 3% de reajuste referente ao percentual de inflação.

Artur disse que o HTP para os professores do 1º ao 5º ano será implantado no segundo semestre de 2018 e está avaliando substituir o Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose) por vigilantes nas escolas.

Sobre os prédios alugados, a secretária Kátia afirmou que a prefeitura vem buscando diminuir essas unidades. Segundo ela, está prevista a construção de 29 escolas para substituir os prédios alugados, e para os que ainda não serão substituídos a SEMED vem acompanhando e fazendo normas para serem cumpridas para que não haja prejuízo nem para os alunos nem para os professores.

O secretário da SEMEF também disse que avalia reformular a ManausMed para que ela volte a funcionar plenamente e atenda satisfatoriamente aos usuários.

Uma nova rodada de negociação deve acontecer em data a ser definida.