SINTEAM inicia campanha salarial 2020 com a SEMED

13/01/2020

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) deu início à campanha salarial dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na tarde de hoje, 13 de janeiro.

“Precisamos adiantar a discussão porque 2020 é um ano eleitoral e há alguns impedimentos legais para os reajustes salariais. Só é possível aumento de salário até 180 dias antes da eleição”, explicou a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.

Ela entregou ofício ao subsecretário Thiago Sarubi pedindo esclarecimento sobre as progressões horizontais e verticais, providências quanto ao cumprimento do HTP, em decorrência do aumento da jornada de trabalho, conforme denúncias recebidas pelo SINTEAM, esclarecimento sobre a lotação e disciplinas ministradas pelos profissionais do magistério diferentes do seu concurso e habilitação e informações sobre o relatório do FUNDEB.

Thiago disse que alguns processos de progressão horizontal e vertical estão em fase de finalização e começarão a ser pagos no mês de fevereiro. Ele explicou que foram detectadas diversas inconsistências nos dados dos processos finalizados em 2017, o que atrasou o andamento dos pedidos.

Sobre o não cumprimento do HTP, aumento da jornada de trabalho e lotação de professores em vagas diferentes das que eles passaram em concurso, a SEMED informou que precisa de detalhes de cada caso para poder corrigir e verificar o que aconteceu.

FUNDEB

O subsecretário da SEMED disse que o relatório final de 2019 do FUNDEB só fica pronto no final do mês de janeiro, prazo dado pela Lei. Ele explicou que a secretaria vai encaminhar o documento ao SINTEAM, mas adiantou que do total de recursos do fundo, a SEMED utilizou mais de 60% para o pagamento dos profissionais do  magistério, conforme estabelece a Lei.