SINTEAM apresenta espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia, nesta terça, 16, para comemorar 40 anos de história

16/09/2019

Fotos: Bianey Júnior

O teatro Amazonas vai servir de fundo para a segunda e última apresentação do espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia, em Manaus. A peça teatral faz parte das comemorações dos 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) e da Caravana pela Educação e acontece hoje (17/09), às 19h, no Largo São Sebastião.

A presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues, disse que a peça é muito atual e vai de encontro com as idéias da educação. "Paulo Freire é conhecido mundialmente, é referência da educação. Esse espetáculo traduz esse sentimento e emociona na medida em que também diverte. É obrigatório para os dias atuais", declarou.

O espetáculo, com atuação de Richard Riguetti e dramaturgia de Junio Santos, propõe uma reflexão mostrando a sociedade e o planeta em eterno movimento e transformação através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua.

Riguetti é ator, diretor, palhaço, professor, fundador do Grupo Off-Sina, companhia de Circo Teatro de Rua, itinerante e de repertorio, com 30 anos de atividades, fundador da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA, primeira escola do gênero da América Latina e única gratuita. Sua estreia se deu na premiada peça "Rasga Coração", de Oduvaldo Vianna Filho, ao lado de grandes talentos como: Raul Cortez, Sonia Guedes, Ary Fontoura e Debora Bloch. Já viajou por 24 Estados, mais de 3.232 cidades, sempre se apresentando na s praças, ruas becos e vielas, gratuitamente.