​Sinteam convoca trabalhadores da Seduc para discutir data-base em assembleia nesta quarta-feira, dia 31

30/07/2024

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) realiza assembleia nesta quarta-feira sobre a data-base dos servidores da rede estadual de ensino.

Hoje pela manhã, a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues, esteve em reunião com a secretária de Estado da Educação, Arlete Mendonça, para tratar sobre o assunto. O encontro aconteceu após o envio de mais de 200 ofícios solicitando audiência para tratar sobre as pautas da categoria e após o anúncio do pagamento das datas-bases de outras classes por parte do Governo do Estado.

"Não é segredo que temos um problema com o governo mas sempre procuramos o diálogo e a negociação, pois temos um compromisso com a categoria e a valorização profissional está em primeiro lugar", disse Ana Cristina.

A Seduc acenou com o pagamento da data-base 2024 no percentual de 4,5% retroativo a 1º de março, sendo o pagamento de agosto referente a março; setembro referente a abril; outubro referente a maio; novembro referente a junho e dezembro referente a julho até a atualização dos salários.

Quanto às datas-bases atrasadas, Arlete disse que o Governo retomará o diálogo para sanar esses percentuais até o fim do ano. Ana Cristina propôs que além das datas-bases não pagas ou pagas parcialmente, também se discuta as demais pautas de reivindicação encaminhadas para a secretaria, como a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e as progressões.

Em 2023, após greve, o Governo do Estado pagou 8% de reajuste salarial aos trabalhadores da Seduc referente a 2022 quando a inflação bateu 10,54%. "Ou seja, ainda há uma diferença de 2,54% referente a 2022 que não foi paga no ano passado e também a data-base de 2023 quando a inflação pelo IPCA deu 4,65%", afirmou a presidente.