Não foi favor: após pressão nas ruas, atendimento do plano de saúde é restabelecido e categoria mantém mobilização pela data-base
Não foi favor: após pressão nas ruas, atendimento do plano de saúde é restabelecido e categoria mantém mobilização pela data-base
O atendimento do plano de saúde dos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi restabelecido após dias de suspensão que afetaram diretamente trabalhadores em tratamento contínuo, como casos oncológicos, pré-natal, psicoterapia e terapias de dependentes.
A retomada do serviço não foi concessão do governo, mas resultado direto da pressão dos trabalhadores nas ruas, que denunciaram a situação, mobilizaram a categoria e deram visibilidade ao problema.
A mobilização ganhou repercussão na imprensa e levou o tema ao debate público, obrigando o governo do Estado a se posicionar diante da gravidade da suspensão do atendimento.
“Não foi favor. Foi luta. Foi a nossa presença nas ruas que garantiu o restabelecimento do plano de saúde. E é assim que vamos seguir: organizados e mobilizados para defender nossos direitos”, afirma a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
Apesar da retomada do atendimento, a categoria segue em luta. A data-base dos trabalhadores da educação, vencida em 1º de março, continua sem resposta por parte do governo.
Diante desse cenário, o Sinteam convoca os trabalhadores da educação para assembleia geral nesta terça-feira, 7 de abril, com primeira chamada às 16h30 e segunda chamada às 17h, quando serão definidos os próximos encaminhamentos da mobilização.
A entidade reforça que a presença da categoria nas ruas é decisiva para garantir direitos e avançar em novas conquistas. “Se queremos manter o que já conquistamos e avançar, precisamos crescer ainda mais nas ruas. É a nossa principal ferramenta de luta”, conclui a presidente.
