Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

​Semed: Trabalhadores defendem ganho real e rejeitam somente reposição da inflação, em assembleia

23/05/2025

Em assembleia realizada pelo Sinteam, nesta sexta-feira, 23, os trabalhadores da Semed decidiram, por unanimidade, buscar ganho real (reajuste acima da inflação) e rejeitar os 5,48% de reajuste apresentados pela secretaria, em reunião na última quarta-feira, 21. O percentual de 5,48% é referente somente à reposição da inflação do período de abril de 2024 a março de 2025, o que já é direito da categoria conquistado pelos trabalhadores.

Em reunião com a Semed, na última quarta-feira, dia 21, o Sinteam defendeu a reposição da inflação dos últimos 12 meses mais ganho real de 2%, conforme aprovado pelos trabalhadores.

“O prefeito mudou nossa data-base de 1° de maio para 1° de junho. Não estamos entendendo porque a pressa para fechar a negociação se nem a inflação do período foi divulgada ainda”, declarou a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.

Intervalo sindical
Foi aprovado na assembleia que os trabalhadores façam em seus intervalos na escola protestos contra o reajuste de 5,48% e reivindiquem ganho real. Pode ser com cartazes e fotos nas redes sociais. O período escolhido para a realização do protesto foi de terça-feira, dia 27, a quinta-feira, 29.

Demais pautas de reivindicação
Além do reajuste salarial, foram discutidos na mesa de negociação com a Semed outros itens como reajuste no vale-alimentação, melhoria na estrutura das escolas urbanas, rurais, rodoviárias e ribeirinhas, cumprimento do HTP, transporte para professores das zonas ribeirinhas, progressões por titularidade e tempo de serviço, reajuste no auxílio-localidade, concurso público, revisão do PCCR, adicional de tempo de serviço para trabalhadores administrativos e remoção desses trabalhadores.

Veja a resposta da Semed sobre as demais pautas:

  1. Vale-alimentação. Foi informado que a prefeitura vai reajustar o vale-alimentação de todos os servidores municipais para R$ 600 em novembro;
  2. Melhoria na estrutura das escolas. Secretaria informou que está fazendo melhorias e que MPE está acompanhando a situação.
  3. Transporte para professores da zona ribeirinha. Segundo a Semed, já foi resolvido;
  4. HTP. Será resolvido gradativamente até 2026 com o acompanhamento do MPE;
  5. Progressões por titularidade e tempo de serviço. O secretário disse que junto com a Semad, a Semed criou grupo de trabalho para cuidar das progressões horizontais e verticais e cumpri-las até novembro de 2025 e tem planejamento para retroativos a partir de 2026;
  6. Auxílio-localidade. De acordo com o secretário, será resolvido na revisão do PCCR;
  7. Processo Interno de Remoção para servidores administrativos. Administrativo pode solicitar a qualquer tempo, de acordo com a secretaria;
  8. Cumprimento e regularização do adicional por tempo de serviço (quinquênio) dos administrativos. Será resolvido na revisão do PCCR. Está na Procuradoria Geral do Município pois há sobreposição de adicionais. Todos os que têm direito serão contemplados.
  9. Concurso. Anunciado pelo prefeito. Em fase de elaboração;
  10. Revisão do PCCR. Segundo o secretário, será retomada.
Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse