Câmara Municipal de Manaus aprova lei que permite ganho real a trabalhadores da educação em 2026
Em 2026, os trabalhadores em educação da Semed terão a possibilidade de ter ganho real em seus salários, ou seja, a prefeitura poderá reajustar os salários dos servidores com índice acima da inflação.
“Nós apresentamos emenda para garantir a recomposição da diferença inflacionária de 0,32% relativa à data-base 2025 decorrente da mudança de 1º de maio para 1º de junho e também pedimos previsão para concessão de ganho real à categoria em 2026, diante do crescimento da arrecadação municipal, do aumento dos repasses do Fundeb e da margem fiscal no próprio texto da LDO”, disse a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
A emenda 032/2025 ao Projeto de Lei 281/2025 visa assegurar que poderá exceder o IPCA ou INPC - valendo-se o mais favorável ao servidor - para permissão do aumento real dos salários do servidores municipais da saúde, educação e das demais categorias desde que não excedam os limites para a despesa com pessoal.
“Consideramos uma vitória para a categoria que precisará cobrar mais uma vez na votação do reajuste de 2026, sem o argumento de que não estava previsto na LDO como sempre faziam”, disse a presidente.