Reunião entre SINTEAM e SEDUC dá início à negociação da data-base 2019

14/03/2019

Uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), na manhã de hoje, deu início à negociação da data-base 2019.

O sindicato reivindica 15% de reajuste salarial, pagamento de vale-alimentação por matrícula para todos os funcionários da Seduc (atualmente os lotados nas escolas recebem R$ 420 e os da sede, R$ 220), pagamento do enquadramento horizontal (por tempo de serviço) atrasado desde 2017, enquadramento vertical automático, auxílio localidade, extensão do plano de saúde para aposentados e vale transporte para todos sem o desconto de 6%.

“Apresentamos nossa pauta e temos consenso com a Seduc em alguns pontos. Temos ciência que algumas questões serão resolvidas em três momentos: curto, médio e longo prazo. Vamos construir a melhor solução para os anseios da categoria e a valorização profissional”, afirmou a presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues.

O secretário da SEDUC, Luiz Castro, disse ter clareza em relação à data base e que há um compromisso do governador Wilson Lima em cumpri-la. A data-base está baseada na lei do Plano de Cargos, Carreira e Salários.

“Há uma discussão financeira no governo. Deixamos claro para o sindicato. As reivindicações são justas. Vamos tentar encontrar um ponto de equilíbrio. Algumas questões não dependem só da Seduc. Dependem de outros aspectos legais. Vamos trabalhar junto com a secretaria de fazenda”, disse Castro.

Uma nova rodada de negociação está marcada para o dia 22.