Professores suspendem greve em Presidente Figueiredo, após reabertura das negociações com a prefeitura

24/09/2018

A greve dos professores e pedagogos da rede municipal de Presidente Figueiredo está suspensa. A afirmação é da delegada sindical do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas) do município, Cleumar Freitas. Depois de três dias de paralisação, o prefeito Romeiro Mendonça retomou a conversa com a categoria e resolveu reabrir a mesa de negociações referentes à pauta de reivindicação. A decisão de suspender a greve ocorreu em assembleia geral, logo após a reunião com o prefeito que teve a participação da comando de greve, do assessor jurídico e do presidente do Sinteam, Marcus Libório.

Entre os pontos atendidos estão a publicação do ato de promoção horizontal (tempo de serviço) dos professores e pedagogos, participação na elaboração da Lei Orçamentária de 2019 para resguardar verba específica para a construção e reforma de escolas, compra de material didático para alunos e professores, alimentação, transporte escolar e reajuste salarial dos servidores, definição dos percentuais de reposição salarial referente às datas-bases de 2018 e 2019 a partir de outubro, celeridade na análise dos pedidos de promoção vertical (titularidade), retomada da discussão sobre a escolha de gestores com a efetiva participação dos trabalhadores em educação, revisão do PCCS da categoria, entre outros.

A paralisação iniciou na última quinta-feira, dia 20, de acordo com a delegada sindical, pela falta de diálogo por parte do Poder Público, após várias tentativas. "Os secretários diziam que não tinham como dar o reajuste de 6,8%, o prefeito também. Fora as outras reivindicações. A greve foi o último recurso", explicou Cleumar.

A greve teve adesão de professores e pedagogos de todas as escolas do município e também conquistou pais e alunos. A categoria, agora, aguarda o desenrolar das negociações em estado de alerta.