Greve da educação atinge capital e interior

26/03/2018

Pelo menos 80% das escolas da rede estadual de ensino paralisaram as atividades. A afirmação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) que estão oficialmente de greve desde às 13h de hoje, dia 26 de março. Hoje, o sindicato oficializou na sede do governo um pedido de audiência com o governador Amazonino Mendes para retomar as negociações, cujo impasse refere-se ao percentual de reajuste salarial. A categoria pede 35% contra 4,57% propostos pelo governo.

Os comandos de greve já foram instalados na capital e no interior a recomendação é que cada delegacia municipal decida como as atividades se darão.

Em Manaus, aconteceram atividades em todas as zonas da cidade. Amanhã, haverá visita às escolas que ainda não paralisaram, aulão público e panfletagem explicando para a sociedade os motivos da greve nos terminais de ônibus, além de passeatas.

A principal agenda acontece às 16h no Largo de São Sebastião, de onde os trabalhadores saem em passeata pelo centro de Manaus até o bairro Aparecida, aonde acontece a tradicional novena de Nossa Senhora de Aparecida.

Na quarta-feira, 28, o SINTEAM e os comandos de greve comandam uma manifestação na frente da sede do governo a partir das 15h para cobrar uma posição do governador Amazonino Mendes sobre o reajuste salarial.

Interior

Pelo menos 26 municípios estão com as atividades 100% paralisadas. O SINTEAM está fazendo contato com as demais cidades para orientar sobre o movimento paredista.