Negociação entre governo e Sinteam continua. Plano de Saúde voltou a funcionar

17/03/2018

Reajuste salarial, plano de saúde, progressões horizontal e vertical, revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), vale alimentação, vale transporte e auxílio-localidade são algumas pautas de negociação entre Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e Governo do Estado. A data base da categoria vence todo ano no dia 1º de março.

Há quatro anos sem reajuste salarial, o movimento de trabalhadores foi às ruas durante essa semana para cobrar uma posição do governo. As perdas salariais acumulam, de acordo com o Dieese, 28,30%. O Sinteam cobra 30% de reajuste. O percentual foi definido em assembleia da categoria, realizada no dia 5 de março.

Há dois dias, a diretoria do sindicato se reúne com o governador Amazonino para tratar sobre as reivindicações. O plano de saúde, uma das pautas de negociação e que havia sido suspenso, foi reativado na tarde de ontem.

"A negociação apenas começou. São muitos pontos de pauta. Estamos discutindo um a um e tentando avançar. O plano já conseguimos retomar. Já temos uma vitória, mas ainda falta muita estrada pela frente", afirmou o presidente do Sinteam, Marcus Libório.

Desde o dia 15, o sindicato realiza assembleias consultivas por zona da cidade. Trabalhadores das zonas leste, centro e centro-sul já foram ouvidos. Na semana que vem, será a vez dos trabalhadores das zonas centro-oeste, oeste  e norte. E, no dia 23, o movimento fará uma grande manifestação para mostrar a força da categoria e, mais uma vez, cobrar benefícios para os professores e demais trabalhadores da rede estadual de ensino.

Em reunião com o governador, o Sinteam apresentou a pauta de negociações e o governo suas propostas, que estão sendo debatidas com a categoria. Outras rodadas de negociação ainda devem acontecer.

Promoção horizontal (tempo de serviço) – governo se propõe pagar a partir de abril

Vale-alimentação – governo propõe reajustar de R$ 220 para R$ 420 para os professores e pedagogos que estão em sala de aula, extinguir o cartão Sodexo, e pagar direto no contracheque

Auxílio-localidade – governo propõe aumentar o valor de R$ 30 e reajustar para uma faixa de R$ 200 a R$ 1000 de acordo com a localidade do profissional

Vale-transporte – trabalhadores receberão integralmente, sem o desconto atual de 6% no contracheque