Fora Temer na audiência pública do Conselho Nacional de Educação, em Manaus

07/07/2017
Um protesto contra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do MEC na abertura da audiência pública para discutir o documento chamou a atenção na manhã de hoje. Liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o ato teve a adesão da plateia que gritou “Fora Temer” junto com os manifestantes.

A audiência pública é realizada pelo Conselho Nacional de Educação está sendo transmitida para todo o País. Manaus foi escolhida como sede da reunião na região Norte.

Além do protesto na abertura do evento, membros do Sinteam e da CTB entregaram um documento explicando os motivos de serem contra a BNCC do MEC. Entre eles estão a exclusão do ensino médio do debate e a desconsideração das modalidade de educação especial e de educação de jovens e adultos.

O documento também alerta para a privatização da educação, em que reduz o currículo das escolas públicas, investe na ‘desprofissionalização’ dos educadores e estimula o mercado de livros, apostilas e de métodos pedagógicos e de gestão escolar atrelados a conceitos de qualidade empresarial.

“Além de tudo, a última versão do BNCC desconsidera temas extremamente sensíveis na sociedade e nas escolas, como a identidade de gênero e a diversidade sexual. Dessa forma, estimula o machismo e outras formas de intolerância contra grupos sociais e pessoas”, disse o presidente do Sinteam, Marcus Libório.