SINTEAM realiza assembleia e define reivindicações para a SEDUC e SEMED

12/02/2020

Em assembleia geral da SEDUC e SEMED, o SINTEAM definiu as pautas a serem tratadas com Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. As datas-bases vencem nos dias 1º de março e 1º de maio, respectivamente. Por se tratar de ano eleitoral, a prefeitura só pode conceder reajuste salarial até 180 dias antes das eleições, por causa da legislação.

“A primeira coisa a se fazer é barrar a lei delegada e, consequentemente, o congelamento de salários na esfera estadual. Sem isso, não há conversa”, explicou a presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues.

Em agosto do ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou uma Lei que congela os salários dos servidores públicos estaduais até 2021.

Sobre o percentual de reajuste, Ana Cristina explica que está aguardando o índice do IPCA fechar para definir junto com a categoria tanto SEDUC quanto SEMED. “O que podemos adiantar sobre a SEMED é que vamos pedir aumento para que o salário se equipare com a SEDUC”, afirmou.

Além das pautas de caráter salarial, a categoria aprovou moções de repúdio contra o ministro da economia que chamou os servidores públicos de parasitas e um moção de apoio à luta dos petroleiros.

Sobre as pautas aprovadas por unanimidade, aqui estão as principais reivindicações da categoria:

Pauta SEDUC

• Revogação da lei delegada;

• Auxílio alimentação na conta;

• Reajuste salarial (inflação + ganho real);

• Aumento no auxílio alimentação em 20%;

• Enquadramento vertical e horizontal;

• Revisão no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração;

• Auxílio localidade - definir percentual de reajuste;

• Vale transporte por cadeira e não CPF;

• Valorização profissional, incluindo a carreira dos administrativos;

• Lutar pela manutenção e transferência do FUNDEB

• Manutenção do pagamento do salário no mês vigente de trabalho;

• Segurança nas escolas;

• Redução de turmas.

Pauta SEMED

• 20% de reajuste salarial para equiparar salário inicial da SEMED com o da Seduc;

• Implementar HTP no ensino fundamental 1 e manter no fundamental 2;

• Celeridade no enquadramento por titularidade e tempo de serviço dos professores e administrativos, incluindo o pagamento de retroativo;

• 75% de reajuste no vale-alimentação para equiparar com o VA do governo do estado;

• Revisão dos valores das Gratificações Escolares no plano dos administrativos;

• Auxílio localidade para administrativos;

• Designação de secretário escolar em CMEI/Creche;

• Carga horária com garantia de HTP;

• Extinguir desvio de função;

• Revisar Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos administrativos;

• Luta pela manutenção e transferência do FUNDEB.