Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

SINTEAM aciona MPT e MPE para investigar mudança no pagamento do auxílio-alimentação

23/01/2020
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) pediu que o Ministério Público do Estado e o Ministério Público do Trabalho apurem a contratação de empresa para emitir cartões para o pagamento do auxílio-alimentação para os servidores do Estado. 

Hoje pela manhã, os trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD) para dizer que querem o benefício pago em dinheiro, como é feito desde abril de 2018.

Na SEAD acontecia uma audiência pública para tratar sobre a licitação que vai contratar a empresa. 

No pedido aos ministérios, a presidente do sindicato, professora Ana Cristina Rodrigues, alega que "não existe qualquer meio legal que exija o pagamento do auxílio alimentação exclusivamente por meio de cartão". "A contratação de uma empresa para executar um serviço que já está sendo realizado em folha e sem custo ao erário, apenas tornará o serviço oneroso ao Estado", diz o documento.

Até março de 2018, o pagamento do auxílio era feito por meio de cartão mas o então governador Amazonino Mendes baixou um decreto alegando economia aos cofres públicos com o depósito do benefício direto na conta do servidor permitindo, inclusive, aumentar o valor pago ao trabalhador. 

Além disso, a mudança na forma de pagamento prejudica os trabalhadores do interior pois muitos comércios não aceitam o cartão e quando aceitam cobram taxas a mais.
Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse