SINTEAM denuncia ao MPE e Conselho Estadual de Educação o não-cumprimento do calendário de reposição de aulas

04/07/2019
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) protocolou ontem no Ministério Público Estadual um pedido para que o órgão fiscalize o cumprimento efetivo do calendário de reposição de aulas na rede estadual de ensino. A presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues, afirma que tem recebido diversas denúncias sobre acordos internos que estão ocorrendo nas escolas onde houve greve para que a reposição não ocorra, prejudicando os estudantes.

Hoje pela manhã, Ana Cristina e uma comissão de professores esteve no Conselho Estadual de Educação para informar e pedir providências no sentido de realizar blitzes para averiguar essas situações.

A representante da ouvidoria do CEE admitiu que há inúmeras denúncias sobre esse assunto.

Um dos itens do termo de entendimento firmado durante a greve dos trabalhadores em educação entre o SINTEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Governo do Estado se referia à organização de um calendário único de reposição de aulas nas escolas onde aconteceu paralisação total ou parcial, o que, segundo Ana Cristina, não está ocorrendo.

“Há escolas em que professores fizeram greve mas estão sendo liberados pelos gestores. Isso traz um prejuízo para os alunos, uma vez que temos um compromisso com a educação, e saber que tem a conivência da SEDUC, é ainda mais grave. Se dessa forma, eles acreditam que vão impedir uma possível greve no ano que vem, quando fazem esses acordos e beneficiam alguns professores, o que podemos dizer é que talvez isso piore o clima entre os trabalhadores e o governo”, disse a presidente do SINTEAM.