SINTEAM realiza assembleia na semana que vem para apreciar contraproposta do governo; greve continua

03/05/2019
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) vai realizar assembleia geral na próxima semana para informar a categoria sobre a contraproposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado.

Hoje à tarde, aconteceu uma nova reunião entre o SINTEAM e o vice-governador Carlos Almeida, em que ele afirmou que o governo vai incorporar os 0,81% de resíduos inflacionários aos 3,94% já apresentados anteriormente, totalizando 4,74% de reajuste salarial.

"Vamos levar o percentual para a categoria que é quem tem o poder de decidir se aceita ou não. Não podemos falar no fim da greve", afirmou a presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues.

Além dos 4,74% de reajuste, o governo disse que vai fazer o levantamento das possíveis perdas financeiras dos últimos anos para fins de análise financeira e futura compatibilidade orçamentária. "O problema é que o governo não nos dá prazo para solucionar isso e outras questões", disse Ana Cristina.

Auxílio-localidade
Sobre o auxílio-localidade, o governo afirma, em nota, se comprometer para corrigir as distorções no valor de R$ 30, mas antes fará um estudo sobre o impacto financeiro para, somente assim, enviar uma proposta de lei para a Assembleia Legislativa do Estado, "tão logo o Estado alcance o equilíbrio nos gastos com pessoal".

Auxílio-alimentação
A nota afirma, ainda, que a Casa Civil iniciou estudo para verificação do impacto financeiro e possibilidade de revisão e implementação.

Progressões Horizontais e Verticais
O vice-governador assegurou a implementação imediata das progressões horizontais e verticais aos servidores da educação.

Ação Judicial
O Estado se comprometeu a desistir da ação judicial e o cancelamento das penalidades consequentes.

O Governo afirmou que o SINTEAM vai acompanhar os estudos propostos pela Casa Civil.