SINTEAM comunica prefeitura oficialmente sobre rejeição de 5% proposto pela SEMED

25/04/2019

A terceira rodada de negociação entre prefeitura de Manaus e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), ocorrida hoje, decidiu por estabelecer uma mesa de negociação permanente para debater e encaminhar as reivindicações da categoria, depois de fechar o percentual de reajuste salarial da data-base. Esta é a primeira vez que a iniciativa é aceita pelo poder público municipal.

O sindicato também comunicou, oficialmente, sobre o resultado da assembleia realizada ontem, que rejeitou os 5% de reajuste salarial e aumento de 20% do vale alimentação propostos pela SEMED.

“A pauta de reivindicações é extensa. Tem mais de 30 itens. É impossível sanar de uma vez. A mesa permanente vai permitir maior avanço para os trabalhadores. A intenção é deixar para essa mesa outras questões que são problemas estruturais e de valorização profissional que precisam ser debatidos de forma permanente”, afirmou o diretor de finanças do SINTEAM, Cléber Ferreira.

Sobre o percentual de reajuste salarial, uma nova reunião acontecerá na semana que vem.

A rodada de negociação de hoje contou com representantes de trabalhadores de todas as zonas da cidade, além da diretoria do sindicato, e definiu outros encaminhamentos: a realização de um seminário para comparar os índices da prefeitura e DIEESE e outra atividade sobre a reforma da previdência.

Na próxima segunda-feira, dia 29, haverá paralisação dos trabalhadores da SEDUC e SEMED contra a reforma da previdência e o desmonte da educação que vem sendo implementado no governo Bolsonaro. A paralisação faz parte de uma agenda nacional liderada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).