Mais de 60% do estado em greve; hoje acontece nova rodada de negociação

23/04/2019
Trabalhadores da educação de mais de 60% dos municípios do Amazonas paralisaram parcial ou totalmente suas atividades. De ontem para hoje, Maraã, Anamã e Ipixuna entraram na lista da greve da educação. Anamã havia aderido anteriormente, mas de forma parcial. Agora, 100% das escolas da rede estadual estão sem aulas. A informação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), Ana Cristina Rodrigues.

Ontem, representantes de Tabatinga, Iranduba, Parintins e Boca do Acre participaram da manifestação na entrada da Ponte Rio Negro. Além do reajuste no salário, as principais reivindicações dos trabalhadores do interior são referentes ao Plano de Saúde e Auxílio-localidade.

Embora o plano de saúde seja para atender os trabalhadores de todo o estado, a Hapvida não tem unidades de atendimento no interior. Para ter acesso aos tratamentos de saúde pelo plano, os servidores precisam viajar até Manaus. “Uma das cláusulas do contrato da Hapvida com o governo impõe que a empresa de saúde construa pólos de atendimento mas até hoje isso não saiu do papel. É uma das nossas cobranças”, afirmou Ana Cristina.

Sobre o auxílio-localidade, Ana diz que ele é fixado em R$ 30 há 30 anos e não leva em conta a especificidade do Amazonas. “Há comunidades com distâncias enormes. R$ 30 o trabalhador gasta num dia. Alguns até precisam morar nas escolas para não ter que se deslocar e gastar parte do seu salário”, disse.

Reunião com o governo
Hoje às 16h está marcada uma reunião com o governo para mais uma rodada de negociação. A última conversa entre governo e SINTEAM aconteceu ontem com o secretário de Educação, Luiz Castro. Nada avançou.

A presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues, cobrou os prazos a serem cumpridos em cada pauta já negociada – progressões horizontais e verticais, vale alimentação e vale-transporte. “Eles falam mas não nos dão data para acontecer. Queremos deixar tudo formalizado, com garantias”, explicou.

Hoje, Ana espera uma melhora no índice de reajuste. O sindicato reivindica 15% entre inflação, perda do poder de compra e ganho real. O governo acena com 3,93%.