Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

MOÇÃO DE REPÚDIO

29/05/2017
A secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) vem por meio desta nota manifestar nosso total repúdio ao ato de tamanha barbaridade que ocorreu com Maria Lídia França de Lima, de 34 anos, secretária da escola estadual São José e professora municipal na escola Wenceslau de Queiroz, no Município de Tefé (AM), no último sábado 27de maio, e que vem corroborar com os índices alarmantes de violência contra a mulher no município e no nosso Estado.

Lídia foi covardemente espancada até que caísse sem condições de se defender por aquele que deveria ser seu companheiro, e que em seguida jogou gasolina em seu corpo e ateou fogo. Lídia encontra-se internada em estado gravíssimo e teve 90% de seu corpo queimado. 

Diante desse crime brutal que abalou toda a sociedade do município de Tefé (AM), cobramos das autoridades policiais e judicias a prisão do agressor Joaby Evangelista de Araújo, e a plena efetivação da Lei Maria da Penha que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. 

É necessário que as mulheres cada vez mais rompam com o silêncio que as aprisionam em relações de dominação e violência, o que se torna ainda mais difícil nos municípios do interior do Estado. Mas é igualmente importante o envolvimento da sociedade, dos governos e demais órgãos públicos para a prevenção da violência contra a mulher, contribuindo e efetivando políticas públicas de combate à violência de gênero. 

A violência de gênero é marcante nas relações desiguais de poder entre homens e mulheres e precisa ser combatida em todas as suas manifestações, seja na família, na escola, nos hospitais, nas empresas privadas, nos órgãos públicos.

Exigimos a garantia dos direitos humanos das mulheres, que implica na plena efetivação da Lei Maria da Penha e em uma educação de qualidade social que favoreça uma cultura não sexista capaz de combater o machismo e a violência contra as mulheres e meninas, que difunda a cultura da paz na sociedade.

*Isis Tavares Neves*
Secretária da Mulher Trabalhadora em Educação do SINTEAM

*Marcus Libório de Lima*
Presidente do SINTEAM
Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse