Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

Sinteam define percentual de reajuste para Seduc e Semed

20/05/2017
Por unanimidade, a assembleia geral do Sinteam definiu os percentuais das datas-base da SEDUC e da SEMED em 30% e 10%,  respectivamente. “Mais do que nunca, nossa categoria precisa estar unida. Vamos levar a decisão para o governo e prefeitura, sem esquecer as demais pautas, como reajuste do vale alimentação, progressões e retirada do desconto de 6% do vale transporte, etc”, afirmou o presidente do sindicato, professor Marcus Libório, lembrando o momento político pelo qual passam os governos estadual e federal.

Há três anos sem reajuste salarial por parte do governo do estado, os professores, pedagogos e demais servidores amargam com pelo menos 24% de defasagem salarial, contra 4% no município. 

A data-base da Seduc venceu no dia 1º de março e a da Semed no dia 1º de maio. Este ano, a conquista da data-base dos trabalhadores da rede pública estadual completou 10 anos. Até 2014, o Sinteam conquistou 49% de ganho real. “Mas já perdemos metade disso, com o arrocho dos salários provocados pelo ex-governador José Melo”, disse Libório.

“O discurso de crise não é de hoje. Sempre ouvimos a mesma história. Já teve crise por causa de enchente, de seca e agora a crise econômica e política. Mesmo com todo o ‘choro’, conquistamos reajuste e ganho real até 2014 e vamos retomar isso. O Sinteam tem 37 anos de luta e de muitas conquistas”, reforçou Libório. 

O Supervisor Técnico do DIEESE no Amazonas, Inaldo Seixas, participou da assembleia apresentando o estudo orçamentário do estado e da prefeitura. Ele afirmou que há uma tendência de recuperação da economia desde o final do ano passado, o que permite negociação e até a reposição da inflação em ambas as esferas (municipal e estadual), e que tanto os recursos do Fundeb destinados ao estado quanto à prefeitura tiveram crescimento nos últimos anos.
Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse